Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Marcolândia-PI Novo Milênio recebe Equipe da CODEVASF


As ações do programa Água para Todos executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)neste dia 15 de Maio de 2013,á assistente social Laura Lopes e o Técnico Célio do Programa Água Para Todos juntamente com o Secretário de agricultura Valmir de Juracy e os vereadores Dunga e Ronaldo,fizeram cadastro das famílias do Novo Milênio.

Cujo objetivo é minimizar a escassez de água neste período de estiagem no município de Marcolândia,capacitou toda a localidade sobre os principais cuidados que devem ter com o reservatório.

No Piauí, a Codevasf irá instalar 3.572 de polietileno, proporcionando mais tranquilidade às famílias que moram na zona rural, principalmente nos períodos de seca. As cisternas são destinadas prioritariamente aos municípios da região do Semiárido piauiense, onde não chove desde o ano passado.

Antes da instalação da cisterna, a Codevasf segue uma estratégia para garantir a correta distribuição dos reservatórios, deixando aos comitês municipais a tarefa de indicar as localidades e definir os beneficiários, prioritariamente pessoas da região do Semiárido, em situação de pobreza ou de extrema pobreza associada à carência de acesso à água e com renda per capita de até R$ 140,00.

 

 

 

O programa também atende a aposentados que, mesmo possuindo renda familiar superior a estabelecida, viva exclusivamente de sua renda previdenciária. Para ser atendido, o beneficiário precisa ter inscrição no Cadastro Único.

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e tem como principal meta universalizar o acesso à água entre a população rural do semiárido brasileiro. Um de seus objetivos é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até 2014. Deste montante, a Codevasf deverá instalar 160 mil.

 Os reservatórios são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento, que impede a incidência de luz solar e evita a proliferação de algas danosas à qualidade da água. O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado da residência onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para se beber e para o preparo de alimentos.


Matéria e Fotos:Chagas Fotografias




Nenhum comentário:

Postar um comentário