Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Instituto de Criminalística do PI terá scanner 3D e laboratório de DNA

O secretário de segurança pública Robert Rios Magalhães se reuniu com peritos e legistas do Instituto de Criminalística e anunciou que o órgão terá um novo aparelho scanner de corpos e que está providenciando um laboratório de DNA.
Ele recebeu as reivindicações da categoria relativas ao aumento de salário e convênio com laboratórios de DNA e toxicológicos de outros Estados. O secretário Robert Rios disse que o instituto é um dos órgãos mais importantes na investigação.


Durante a reunião, ele autorizou que os peritos e os legistas fizessem treinamentos fora do Piauí, em laboratórios de DNA e toxicológicos. "Sou a favor de que o profissional da polícia se qualifique. Não há problema de dinheiro, onde tiver treinamento o profissional pode ir", afirmou o secretário.


O perito Antônio Nunes, relatou que a proposta é que peritos do Piauí, vão até Fortaleza para realizar os exames. Ele disse que há uma demora em torno de cinco meses para sair um resultado devido a demanda de exames no laboratório. Os exames solicitados no Piauí, geralmente são realizados em laboratórios de Fortaleza.


O scanner de corpo é um aparelho que faz verificações dentro do cadáver . Ele analisa desde a pele até o rosto dentro do osso. "É uma radiologia de cadáver com imagem tridimensional, inclusive São Paulo, Pernambuco e Ceará, entraram em contato para que possam adquirir. O Piauí será o primeiro a adquirir no Brasil.


Segundo Antônio Nunes, o Scanner ajuda na verificação de projétil, fratura óssea, o trajeto de lesão no corpo, estudo da dinâmica de lesões e o trato da imagem digital do cadáver.


O perito informou que aumentou em mais de 700% a demanda de exames de DNA e toxicológico nos últimos três anos. Hoje o Piauí tem sete peritos capazes de fazer exame de DNA e toxicológicos, inclusive com mestrado em genética e farmácia.

Participaram da reunião, os peritos criminais, os legistas e os odonto legistas. Hoje o Piauí tem em torno de 80 peritos.


Flash de Yala Sena
Rayldo Pereira (Da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário