Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Júri condena Correia Lima a 23 anos de prisão em Parnaíba

O ex-coronel José Viriato Correia Lima foi condenado nesta segunda-feira (30) a 23 anos e sete meses de prisão, em regime fechado, pelo Tribunal Popular do Júri. A sentença foi lida pela juíza Maria Evani Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, onde ocorreu o julgamento durante todo o dia
A condenação diz respeito a morte do policial civil Leandro Bernardi Safanelli, ocorrida no dia 8 de agosto de 1989, quando ele tinha 23 anos de idade. Correia Lima foi acusado de mandar matar o jovem por ser contrário ao relacionamento do mesmo com uma de suas filhas. O policial foi executado com vários tiros na avenida São Sebastião, em Parnaíba. 
O promotor João Malato, que fez a acusação por parte do Ministério Público, afirma que foram apresentadas provas suficientes e não acredita que a defesa possa recorrer. Mesmo assim, o advogado Wendel Oliveira contestou e tentará rever a decisão. 
Tiago Mendes/Cidadeverde.com

Na saída, Correia Lima afirmou para a TV Cidade Verde que toda decisão judiciária é justa, mas reafirmou que nunca conheceu ou viu Safanelli. Ele alega que fazia um curso de aperfeiçoamento de oficiais em Recife (PE) na época do crime. 
Correia Lima também foi perguntado sobre a afirmação no julgamento de que sofre perseguição do secretário estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães. No entanto, o ex-coronel voltou atrás e negou que isso ocorra.


Prisão e clima tenso
Correia Lima chegou ao Teatro do SESI por volta de 7h da manhã, mas o julgamento teve início por volta de 8h30. Apesar de boatos de que o advogado Wendel Oliveira sairia do caso, o que não se confirmou. A sentença começou a ser lida pouco antes das 18h. 
No julgamento, uma testemunha de defesa foi detida sob acusação de falso testemunho. Ela teria entrado em contradição diversas vezes ao depor durante o júri. O policial Francisco das Chagas de Araújo, 66 anos, foi levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba.


Durante a apresentação da promotoria, Correia Lima se alterou e afirmou que estavam mentindo sobre ele. Foi necessário que os presentes pedissem para que o ex-coronel se acalmasse.
Condenado por outros crimes e tido como comandante do crime organizado no Piauí, Correia Lima seguirá preso na penitenciária mista de Parnaíba. 

Tiago Mendes (de Parnaíba)
Fábio Lima (da Redação, em Teresina)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário