Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mais de 40 mil abandonam o Bolsa Família

Dados divulgados pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mostram que 40.764 famílias abriram mão do Bolsa Família no Piauí. Elas declararam voluntariamente que ultrapassaram a renda limite de R$ 140 por pessoa e decidiram se desligar do Programa. Os dados abrangem todo o período de existência do Bolsa Família até fevereiro de 2013.
Em Teresina, 7.226 famílias resolveram se desligar do programa. “O Bolsa Família é uma renda boa, mas você não pode se conformar. Tem que buscar outro rumo”, afirma a servidora pública Cleudiane Sousa, 27 anos, da cidade de Caxingó, Norte do estado. Trabalhando agora em um posto de saúde no município, Cleudiane recebia o benefício há quatro anos e resolveu abdicar da quantia mensal depois que passou em um concurso público.
“O benefício era bom, mas nada comparado com o meu salário”, afirma a servidora que tem um filho de quatro anos e já trabalhou como ajudante no recadastramento de famílias no Programa. “Como eu já trabalhei no recadastramento, eu tinha consciência de que eu tinha que sair para dar lugar para outra pessoa que precisasse”, completa.
Além de Cleudiane, mais 69 pessoas se desligaram voluntariamente do Bolsa Família em Caxingó, município de 4.809 habitantes, situado a pouco mais de trezentos quilômetros da capital Teresina.
Para Francisca Santos, secretária municipal de Assistência Social de Caxingó, o número alto de desligamento voluntário na cidade está ligado ao resultado de um concurso público e ao aumento de número de aposentados. Além disso, Francisca destaca o trabalho de conscientização feito pela secretaria. “A gente fez uma mobilização. Chamávamos as famílias que descobríamos que estavam acima do nível financeiro para conversarmos. Fizemos visitas direto nas casas e funcionou”, afirma a secretária.



Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário