Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Piauí bate recorde de consumo de energia desde 1970, diz Chesf

Na noite da última quarta-feira (2), o Piauí atingiu um novo recorde de demanda energética: 777 MegaWatts, três vezes mais do que é produzido pela usina de Boa Esperança, que represa o rio Parnaíba no Sul do Estado (237,3 MW). 
De acordo com Airton Feitosa, gerente regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o valor é o maior alcançado desde a inauguração de Boa Esperança, em 7 de abril de 1970. É a sexta vez que o recorde é batido. 
Em meses de forte calor, o consumo de energia aumenta. E no planejamento da Chesf, a expectativa é de que o recorde de demanda possa ser batido outras vezes nas próximas semanas. 

Cidadeverde.com
Airton Feitosa, gerente da Chesf
"A tendência é aumentar. E todo esse investimento que a Chesf está fazendo é para segurar esse crescimento", explica Feitosa, que contabiliza R$ 478,2 milhões de investimentos desde 2003. 
Como a operação de Boa Esperança chega a um terço do que é consumido no Piauí, o Estado só não fica às escuras por conta do sistema nacional integrado, que distribui a produção de outras usinas do Brasil. 
Apesar do consumo em alta, a Chesf afasta o risco de faltar energia. "Não há essa preocupação porque nosso sistema hoje é interligado. Tudo isso está contabilizado dentro de um planejamento", declara Airton Feitosa. 
Em vista disso, problemas podem ocorrer não pela falta de energia, mas por falhas na distribuição da mesma.
Além disso, a Chesf tem trabalhado na modernização de estações em Piripiri, Teresina e São João do Piauí, além da construção de outra subestação na capital e outras obras. 
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário