Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Secretário nega que tenha 11 presos do PCC nos presídios do Piauí

O secretário estadual de Justiça, Henrique Rebelo, negou que o Piauí tenha 11 presos da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo ele, o Estado abriga apenas dois detentos com ligações com o grupo.
O site do jornal Folha de São Paulo divulgou ontem (15) um mapa com o número de membros do PCC em cada estado brasileiro. O Piauí aparece com 11 detentos, ganhando apenas do Distrito Federal, que soma sete. Em todo o País, seriam 8.807 presos da facção e 11.400 pessoas ligadas a mesma. Na reportagem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, considerou a dimensão do PCC inaceitável. 


Clique para ampliar
"Temos dois do PCC e não são 11. Desse número não tinha ciência", afirmou Henrique Rebelo. O gestor declarou ainda que os presos da facção são monitorados e bastante fiscalizados. Além disso, os dois detidos no Piauí não teriam causado qualquer problema no momento. 
Em outubro do ano passado, José Ivaldo Celestino dos Santos, apontado como número 2 do PCC no Nordeste, foi acusado de liderar a rebelião na Casa de Custódia de Teresina. Ele já foi transferido para São Paulo, a pedido da Secretaria de Justiça, ainda no ano passado. 
Presídios
Sobre as denúncias de que presos estariam fazendo necessidades fisiológicas em garrafas de plástico em presídios do Piauí, Henrique Rebelo respondeu: "Qualquer denúncia é normal na nossa gestão ser submetida a sindicância. Evidentemente, só poderemos nos pronunciar quando terminarmos o procedimento de sindicância".
O secretário ressaltou que apesar da dificuldade dos presídios, o último relatório do Conselho Nacional de Justiça aponta, na sua avaliação, que as unidades do Piauí tem evoluído. Segundo ele, em reunião nesta semana em Teresina, o conselheiro do CNJ, Guilherme Calmon, teria parabenizado as mudanças implantadas no sistema penitenciário do Estado.
Central de Triagem
Henrique Rebêlo confirmou que o governador Wilson Martins (PSB) autorizou a construção da central de triagem, que vai desafogar as delegacias de Teresina. Já foi escolhido um terreno, perto da penitenciária Irmão Guido, zona Sul da capital. A área já estaria sendo desmatada para o início das obras, previstas para serem entregues em 2014. 

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário