Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vencedora de leilão irá investir R$1,6 bilhão em energia eólica no Piauí

O governador Wilson Martins recebeu nesta terça-feira (8) executivos da empresa Casa dos Ventos Engenharia, uma das vencedoras do leilão para exploração de energia eólica realizado no mês de agosto pela Empresa de Pesquisas Energéticas. A Casa dos Ventos investirá, nos próximos 18 meses, R$1,6 bilhão na implantação dos setores Centro e Norte do Projeto Chapada Piauí.
 
 
Segundo Clécio Antônio, diretor da empresa, a Casa dos Ventos é a maior empresa desenvolvedora de projetos eólicos em construção no Brasil. “Temos os mais modernos equipamentos de medição de vento do mundo”, ressaltou o executivo.
O projeto da Casa dos Ventos será executado na chapada do Araripe, envolvendo dois lotes com 210 MW a serem comercializados em cada um. Os segmentos Norte e Centro envolvem os municípios de Simões, Padre Marcos e Marcolândia.
A estimativa da empresa é gerar 1.600 empregos diretos durante sua instalação, além de 5 mil postos de emprego indiretos em setores como alimentação, hotelaria e transporte. Após o início de sua operacionalização, o projeto deve empregar 100 profissionais de áreas como administração, contabilidade, serviços gerais e vigilância. “Iremos aproveitar a mão-de-obra local. Por conta disso, fazemos também o trabalho de formação quando necessário”, afirmou Clécio Antônio.
O governador Wilson Martins assegurou o apoio governamental para a instalação do empreendimento, ressaltando que a região conta hoje com boa infraestrutura rodoviária. “Também temos asseguradas dentro do programa de melhoria dos aeroportos regionais investimentos em Paulistana e Simões”, detalhou, acrescentando que o Piauí tem um potencial enorme para a produção de energia limpa, tanto nas modalidades eólica quanto solar, e que o Governo do Estado tem todo o interesse de apoiar esse tipo de iniciativa, que pode melhorar a qualidade do serviço de abastecimento energético à população e atrair investimentos diversos.
Empresa
A Casa dos Ventos Engenharia foi criada em 2006 e faz parte da holding nordestina Salus, que também atua nos setores têxtil, de construção civil e mercado financeiro - até 2006 era proprietária da marca automotiva Troller, comprada pela Ford. A Casa dos Ventos atua em seis estados brasileiros, além do Piauí.
Leilão
O Piauí conseguiu contratar 14 projetos para instalação de usinas eólicas no 5º Leilão de Reserva de Energia Eólica realizado na sede da Empresa de Pesquisas Enérgicas, no Rio de Janeiro. O valor foi correspondente a mais de 20% da quantidade de projetos contratados no leilão.
 



Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário