Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitos paralisam atividades e pedem socorro ? bancada federal

Durante o evento de paralisa??o das prefeituras, o presidente da Associa??o Piauiense de Prefeitos Municipais, Arinaldo Leal, apresentou uma carta os parlamentares da bancada piauiense relatando as necessidades e indicando solu??es para os problemas enfrentados pelas administra??es municipais.
No documento, os prefeitos do Piau? pedem que a bancada federal auxilie na aprova??o do reajuste de 1% no Fundo de Participa??o dos Munic?pios do m?s de julho, a desonera??o da previd?ncia social para os entes municipais, complementa??o para o Fundeb, a retirada dos programas federais do c?lculo do percentual da Lei de Responsabilidade Fiscal e a derrubada da liminar que impede a reparti??o igualit?ria dos royalties do pr?-sal.
Os parlamentares assinaram a carta e, em discursos, se comprometeram a auxiliar com a propositura de leis, intermedia??o dos pleitos junto ao Pal?cio do Planalto e acompanhamento da situa??o dos munic?pios. 
O senador Wellington Dias (PT) chegou quase no final do evento e prop?s que fosse fechada uma pauta que consiste em: destina??o de verba direta para educa??o e sa?de e recursos do governo federal para custear a manuten??o das m?quinas cedidas pelo governo ?s prefeituras. "Continuo convencido de que a presidenta Dilma ? pragm?tica, tem sensibilidade com os munic?pios que t?m menos de 50 mil habitantes, onde a receita do ICMS ? quase zero. O valor do FPM n?o chega livre para o munic?pio. Primeiro ele vai para o pagamento da previd?ncia, dos precat?rios, da C?mara. Ent?o, acho que tem uma abertura com a presidenta", disse.
O coordenador da bancada, senador Ciro Nogueira (PP), fechou o evento propondo que os prefeitos piauienses precisam se organizar para fazer uma grande mobiliza??o na Marcha dos Prefeitos em maio e junto ao STF para derrubar a liminar dos royalties. "Temos que fazer uma grande mobiliza??o para conseguirmos ser recebidos pelo presidente do Supremo e conseguirmos mudar isso. ? fundamental que cheguemos com uma pauta na marcha, que a gente possa debater e a presidenta possa firmar um compromisso", afirmou.
Evelin Santos/CidadeVerde.com
Prefeitos de todo o estado reuniram-se com a bancada federal piauiense para pedir socorro e solu??es e fiscais e administrativas para os seus problemas financeiros. As principais exig?ncias s?o os baixos valores repassados do Fundo de Participa??o dos Munic?pios (FPM), a alta tributa??o nos encargos da Previd?ncia Social e a falta de compensa??o para a manuten??o dos programas do Governo Federal. 
O presidente da Associa??o Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM), Arinaldo Leal, afirma que 40% das prefeituras entraram no limite da lei de responsabilidade fiscal. ?Os prefeitos est?o sujeitos a serem processados e condenados. Queremos tirar do c?lculo os programas federais. O Fundeb hoje n?o paga mais a folha do magist?rio. A gente quer buscar um complemento, mas nunca ningu?m conseguiu. Para cumprir o piso nacional dos professores, precisamos desse complemento. 60% dos munic?pios est?o tirando dinheiro do FPM para pagar a folha?, explica. 
O prefeito de ?gua Branca, Jonas Moura de Ara?jo, afirma que de junho a setembro, as prefeituras enfrentam o que eles chamam de ?Seca dos 4 Meses?, que ? a ?vertiginosa queda do FPM?. Segundo o gestor, o aumento de 1% no valor de julho, como prop?e o deputado J?lio C?sar, ajudaria a manter a administra??o em dia. 
O coordenador da bancada federal, senador Ciro Nogueira (PP), afirma que a situa??o atual das prefeituras do Piau? ? un?nime quanto o aperto financeiro que os gestores est?o enfrentando. ?Todos os munic?pios est?o com uma dificuldade muito grande de serem administrados. O Governo Federal tem passado uma quantidade muito grande de programas. Grande parte dos recursos desses programas n?o tem sido suficiente. Nunca tivemos uma situa??o t?o uniforme de pouca arrecada??o e isso se reflete na administra??o. Cabe ? bancada apoiar com a apresenta??o de projetos e reivindica??es junto ao Governo Federal. T?nhamos uma luta antiga para que as emendas parlamentares se tornassem impositivas e agora o Governo Federal se v? obrigado a fazer o repasse?, comentou. 
Os parlamentares presentes no evento s?o os deputados Marllos Sampaio (PMDB), Assis Carvalho (PT), Iracema Portela (PP), Marcelo Castro (PMDB), Jesus Rodrigues (PT), J?lio Cesar (PSD), Hugo Napole?o (PSD) e ?tila Lira (PSB). Justificaram sua aus?ncia o Wellington Dias (PT), que est? cumprindo agenda oficial em Bras?lia, e o deputado Osmar J?nior, que encontra-se em miss?o oficial na China.


Flash de Leilane Nunes
Reda??o Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário