Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 12 de abril de 2014

Prefeitos pressionam Bancada Federal por socorro aos Municípios do Piauí

DSC_0059.JPGUm evento que entrará para história das lutas municipalistas do Piauí e do Brasil aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A paralisação das prefeituras teve deu ápice com um debate entre prefeitos municipais e parlamentares federais, que garantiram apoio para que os entes municipais não entrem em colapso. 
O aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, desoneração da Previdência, a redistribuição dos royalties do petróleo – parada no Supremo Tribunal Federal (STF), socorro ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foram as pautas principais reclamadas por prefeitos e vereadores que lotaram o auditório da APPM durante a mobilização.
O prefeito Jonas Moura, de Água Branca, dissertou sobre as quedas do FPM, sua instabilidade, e um panorama sobre o futuro incerto dos municípios. “Essa é uma luta apartidária, temos que nos unir e mudar esse velho discurso com foco nos problemas e partir para as soluções, só assim nossos municípios avançarão”, destacou.


DSC_0089.JPG
Seguiram Jonas Moura o prefeito Ricardo Sales, de Murici dos Portelas, tratando da desoneração da previdência. O prefeito Manoel Ferreira, de Júlio Borges, falou dos royalties. O prefeito Valfredo Filho, de Valença, apresentou a dificuldade dos municípios cumprirem o limite de 54% com gasto de pessoal, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), agravado pelos programas federais. A prefeita Ana Célia, de Cocal de Telha, trouxe a problemática do Fundeb, que hoje consome mais de 100% dos recursos federais repassados aos municípios para área. O prefeito Odival Andrade, de Piripiri, realizou um apanhado dos problemas e fez um apelo aos parlamentares.


DSC_0110.JPG
“Estamos sendo sacrificados pelas inúmeras responsabilidades repassadas a nós sem o devido repasse de custeio. Pedimos clemência para que tenhamos condições de administrar sob a égide da legalidade e nossos filhos não precisem, no futuro, nos visita na cadeia”, reclamou o prefeito de Piripiri.


DSC_0135.JPG
O presidente da APPM, Arinaldo Leal, reforçou o pedido dos colegas prefeitos e destacou a força do movimento que chegará em maio à Brasília.
“As prefeituras do Piauí e de todo o Brasil fecharam suas portas nesta sexta-feira para protestar sobre o arrocho financeiro e a sobrecarga de responsabilidades atribuídas aos municípios nos últimos anos. Sofremos com a falta de apoio técnico e de recursos, além de sermos nós que recebemos as cobranças da população. É hora de darmos um basta nisso”, desabafou Arinaldo Leal.
Após os prefeitos, os parlamentares tomaram a fala e prometeram todo o apoio possível as reivindicações municipalistas. Os deputados federais Assis Carvalho, Átila Lira, Hugo Napoleão, Júlio Cesar, Jesus Rodrigues, Marlos Sampaio, Marcelo Castro e Iracema Portela, além dos senadores Ciro Nogueira e Wellington Dias participaram do evento demonstrando que são a favor das causas municipalistas. 
DSC_0181.JPG
No final, Arinaldo Leal entregou a “Carta Municipalistas” aos parlamentares, com as principais reivindicações apresentadas durante o evento. O próximo passo acontece na Marcha dos Municípios, que acontece de 12 a 15 de maio, em Brasília.


Fonte: APPM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário