Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 8 de julho de 2014

Piauí tem redução no número de candidatos no pleito de 2014

O Piauí tem 355 inscritos para disputar as eleições de 2014 contra 419 que concorreram ao pleito de 2010. Enquanto nas últimas eleições o Piauí figurava como um dos Estados com maior quantidade de candidatos a governador – com nove candidatos – nessa eleição o cenário político aglutinou os partidos em alianças maiores, aumentando a polarização em sete candidatos a governador.
O número de candidatos a uma das dez cadeiras de deputado federal também diminuiu de 117 para 92, de acordo com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Na disputa por uma das 30 vagas de deputado estadual, no entanto, foram contabilizados 231 candidatos em 2014, contra 225 em 2010. Como em 2010 haviam duas vagas ao Senado, a disputa pela cadeira de senador registrou maior número de candidatos: 13, contra seis que concorrem a uma vaga este ano.
Os partidos políticos e as coligações que disputarão as eleições 2014 no Estado tiveram até as 19h do último sábado para registrarem-se no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Desde o dia 5 de julho, a Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí permanece aberta aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão.
De acordo com a Justiça Eleitoral, até 20 dias antes das eleições, é possível a substituição dos candidatos por renúncia ou indeferimento. Os pedidos de registro serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico.

Fonte: Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário