Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Marcolândia-PI, realizou o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF município aprovado

 A Prefeitura Municipal de Marcolândia, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na noite desta quinta-feira (14),o I Fórum Comunitário Município Aprovado Selo Unicef Edição 2013-2016, com o intuito de promover novas ações em prol dos direitos da criança e do adolescente, garantindo sua proteção através de políticas públicas.O município de Marcolândia dá um grande passo rumo ao progresso com a realização do 1° Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016. O evento aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores , com lotação máxima nos lugares. Estiveram presentes o Prefeito Francisco Pedro de Araújo(Chico Pitu),a Secretária de Educação Armandina Vieira de Araújo,a Presidente do CMDCA Maria dos Remédios da C.Silva(Remedinha),a Articuladora do Selo Núbia Costa,membros do Selo UNICEF Alan Barriel,Rosinha,Julliany Diniz,Lara,Weydne e Albetiza grupo do NUCA.Esteve presente também, representando à  Polícia Militar, Tenente De Assis,e o Secretário da Cultura Jonas de Sousa e equipe entre outras autoridades.A abertura do evento foi presidida pelo membro do Selo UNICEF e Assessor de comunicação Alan Barriel e logo após a presidente do CMDCA Maria dos Remédios (Remedinha) ministrou o evento.

O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas e cumpriu uma série de atividades para assegurar a permanência do Selo em nosso município, além de reunir um grupo da sociedade civil para discutir e expor os resultados dos índices sociais de Marcolândia.

Foram debatidos os indicadores sociais na área de Educação, Saúde e Assistência Social. O Selo UNICEF, é divido em três etapas: Formação do NUCA; O Fórum Comunitário e a realização do 2º Fórum, que será realizado em 2016, para avaliação das etapas do 1º Fórum e houve apresentações de alunos da rede Municipal.



De acordo com o Regulamento do Selo, os municípios serão avaliados por meio de indicadores relacionados com os objetivos de Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, envolvendo os Fóruns Comunitários e atividades temáticas. O Fórum Comunitário compõe a metodologia do Selo no eixo participação social e, tem como objetivo promover o fortalecimento da participação da comunidade nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente, reunindo representantes e lideranças de associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos e demais organizações que integram o sistema de garantia de direitos. 

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. 

Matéria e Fotos:Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário