Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Palestra sobre câncer de próstata abre “Novembro Azul” em Marcolândia-PI


A prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (20/11/2014), uma palestra sobre o “Câncer de Próstata” que abriu as atividades do “Novembro Azul” que leva o tema “Um Toque Pela a Vida, Uma Superação no Preconceito”. 
A Secretaria de Saúde, por meio do programa “Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF”, que é gerenciado pela Atenção Básica, montou programação para a campanha o “novembro Azul” no munícipio. A campanha iniciou com uma palestra ministrada pelo Dr. Leonardo,a palestra foi realizada no auditório da câmara municipal, e foi aberta ao público, que teve uma participação especial dos homens que participam dos grupos de atividades do NASF.
O palestrante destacou a importância da prevenção pelo acompanhamento médico, os exames de rotina, atividades físicas e em especial a superação do preconceito para a realização do exame de toque para avaliação da próstata. Os homens são mais resistentes a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.  Dr.Leonardo disse ainda: “os homens, de maneira geral, são educados para não entrar em contato com sua fragilidade, criando uma impressão que nunca irão adoecer, mas ao mesmo tempo existe um medo muito grande de descobrir as doenças, essa formação educacional tradicional está se diminuindo ao logo do tempo, mas ainda existe uma resistência muito grande”.

O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades durante o mês de novembro, dirigida a sociedade e aos homens, tratando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália em 2003 e vem crescendo ao longo dos anos.
Em sua palestra, Dr.Leonardo explicou detalhes sobre o câncer de próstata, doença que é responsável por um dos maiores índices de morte entre homens. O médico explicou detalhes sobre os tipos de exames e sobre a importância de se fazer os exames preventivos.
Além da palestra, também houve exame glicêmico, e verificação de pressão arterial.
A secretária de saúde Albetiza prestigiou a ação em apoio aos homens. “Quero parabenizar a todos que organizaram e que vieram participar desse momento, pois a informação e a prevenção podem significar mais qualidade de vida; não se intimidem, cuidem da saúde de vocês”, declarou.

O evento teve total apoio das equipes de saúde,equipe 1 da enfermeira Vera, equipe 2 da enfermeira Waleska, equipe 3 da enfermeira Mônica e equipe 4 da enfermeira Laís e da coordenadora da atenção básica Ana Nobre.



Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário