Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 26 de março de 2015

Ministro garante expansão de produção energética do PI para 2016

Ministro garante expansão de produção energética do PI para 2016O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, se comprometeu, nesta quarta-feira (25), em audiência com o governador do Piauí, Wellington Dias, em antecipar de 2019, para até outubro de 2016, a construção de um ponto de conexão de uma linha de transmissão de alta potência que sai do município de São João do Piauí, passando por Queimada Nova, em direção aos estados da Bahia e Pernambuco.
Com isso, o Piauí terá capacidade de expandir sua produção energética. “A região já tem subestação, tem produção de energia éolica e a potência ali gerada é maior que o ponto de conexão existente. Ou seja, tem energia, mas, não tem como transmitir essa energia para os consumidores do Brasil”, explicou o governador.
O ministro também antecipou que quatro hidrelétricas ao longo do rio Parnaíba, nas cidades de Ribeiro Gonçalves, Floriano, Amarante e Palmeirais, estarão no próximo leilão. “Agora, com as alterações feitas em razão da crise energética e ameaça hídrica, teremos todas as condições de ter interessados”, afirmou, entusiasmado, Wellington Dias.
O ministro Eduardo Braga reconheceu o Piauí como região do Brasil estratégica para a segurança energética do país. “O Piauí tem potencial e já fizemos alguns leilões ainda sem sucesso, na minha opinião, por questão de ajustamento de risco ambiental. Mas, sem nenhuma dúvida, o Piauí tem um potencial em eólica e solar dos mais importantes do país e precisa ser explorado”, declarou.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário