Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Wellington participa de evento sobre reconhecimento do Matopiba

Wellington participa de evento sobre reconhecimento do MatopibaAntes de seguir para o estado do Acre, ontem (6), o governador Wellington Dias, e a vice-governadora, Margarete Coelho, cumpriram agenda em Brasília, que incluiu reuniões com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e com o vice-presidente do Banco do Brasil, Valmir Campelo; e ainda uma solenidade na Presidência da República.
A solenidade na Presidência da República marcou o reconhecimento federal da região do Matopiba. A presidente Dilma Rousseff e o governador Wellington Dias assinaram decreto que cria o Plano de Desenvolvimento Sustentável da região do Matopiba, que inclui os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“Um momento histórico”, destacou Wellington, lembrando ainda da criação da Codevasf, de autoria do senador na época Freitas Neto, e que ninguém acreditava. “Com o Plano, será criada uma Agência de Desenvolvimento com fundo de investimento para que uma região que tem grande potencial – com a participação de pequenos produtores, pequenas, médias e grandes indústrias – ter seu crescimento acelerado. É algo que vai contribuir muito para o desenvolvimento econômico e social do Piauí”, comemorou.
Na ocasião, Dilma Rousseff lançou o Plano de Defesa Agropecuária 2016/2020, que define estratégias e ações para combater pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos brasileiros. A iniciativa cria condições para a instituição de um Código de Defesa Agropecuária e regulamenta o Fundo Federal Agropecuário.
O Plano prevê a criação de comitês regionais e canais de comunicação com fiscais de defesa agropecuária em todo o Brasil, além de modernizar equipamentos tecnológicos e ampliar programas de controle e erradicação de pragas como a da febre aftosa, peste suína clássica, moscas das frutas, brucelose, influenza aviária, e outras.
Na ocasião, a presidente assinou vários decretos, dentre eles o que regulamenta a inspeção de produtos de origem animal, o sistema de classificação de produtos vegetais, o registro de medicamentos genéricos de uso veterinário e o que cria o Pacto Nacional pela Qualidade dos Produtos Agropecuários do Brasil.
Transporte e crédito
No Ministério das Cidades, acompanhado do secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires, e do superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, trataram do metrô de Teresina e do PAC Pavimentação. “O anteprojeto do metrô foi aprovado pela Caixa e agora está sob análise do Ministério das Cidades. Nosso pedido é pela aceleração na apreciação para que se possa lançar o edital licitatório da obra, estimada em cerca de R$ 480 milhões”, declarou o secretário, acrescentando que o ministro garantiu prioridade e solicitou que o diretor Dario Lopes fizesse os encaminhamentos necessários.
Sobre o PAC Pavimentação, o governador Wellington Dias garantiu a prorrogação dos contratos já formalizados, uma vez que pela burocracia muitos haviam encerrado antes da execução das obras. E iniciou negociação visando parceria com Ministério das Cidades, Governo e prefeituras para asfaltamentos e calçamentos.
No Banco do Brasil, o tema do dia foram créditos para o Estado, com foco no Plano de Investimentos em execução pelo Governo do Piauí. O governador também convidou o vice-presidente do BB para visita ao Estado, quando da apresentação desse Plano aos servidores em data a ser definida, e para conhecer as obras da Transnordestina.

Fonte: Governo PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário