Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Comunidade comemora 40 anos de instalação da Diocese de Picos

Procissão de entrada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Com uma celebração solene no Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, a comunidade católica comemorou ontem, 21, os 40 anos de instalação da Diocese de Picos. A missa foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’aniello e contou com a presença de todos os bispos do Piauí, padres, leigos e milhares de pessoas que lotaram a Praça Justino Luz.
A Diocese de Picos foi instalada oficialmente em 21 de setembro de 1975, sendo o seu primeiro bispo dom Augusto Alves da Rocha. O bispo atual é dom Plínio José Luz da Silva, que assumiu o posto em 31 de janeiro de 2004.
Para comemorar a data a Diocese de Picos organizou uma vasta programação, que culminou com a missa solene de ontem à noite. Na oportunidade, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’aniello, ordenou presbíteros os diáconos Edivaldo dos Santos Silva, Marcos Roberto Vieira e Antônio Ismael de Holanda.
Dom Giovanni Daniel oordena três novos padres(Imagem:José Maria Barros/GP1)
A Câmara Municipal de Picos, representada pelas vereadoras Valdívia Santos e Dalva Mocó, ambas do PSB, homenageou a Diocese de Picos com uma placa comemorativa.
Atividades
Além da missa solene de ontem a noite, a Diocese de Picos realizou outras atividades comemorativas ao jubileu, dentre os quais um encontro do Núncio Apostólico no domingo à tarde com os jovens na capela do bairro Morada do Sol, um dos mais pobres e violentos do município. Lá ele também visitou algumas residências e conversou com moradores.
Católicos dão demonstrações de fé durante a celebração(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Em sua passagem por Picos, dom Giovanni D’aniello ainda se encontrou com moradores de rua, com o clero, leigos e religiosas. Nesta terça-feira, 22, a partir das 07h30, faz uma visita a Fazenda da Esperança, onde preside celebração eucarística para os recuperandos. Depois viaja a Teresina e de lá retorna para Brasília.
Emocionado com a receptividade do povo picoense, dom Gioavanni D’aniello disse que quando se encontrasse com o papa Francisco iria pedir ao mesmo que rezasse por Picos. “Vocês também se comprometem em rezar pelo papa?” – indagou o Núncio multidão, que em coro respondeu que sim.
Núnico Apostólico no Brasil(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Segundo dom Gioavanni D’aniello, a visita a Picos foi proveitosa e o deixou muito feliz. Dentre as atividades que participou, ele destacou dentre outras coisas o encontro com as famílias do bairro Morada do Sol e com os jovens.
Multidão saúda o Núncio Apostólico(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Multidão lota a praça Justino Luz(Imagem:José Maria Barros/GP1)
Católicos participam com entusiasmo da co memoração dos 40 anos da Diocese de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)

Fonte: José Maria Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário