Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Simões realiza entrega de alimentos do Compra Direta para famílias do município

Simões realiza entrega de alimentos do Compra Direta para famílias do municípioA Prefeitura Municipal de Simões através da Secretária de Desenvolvimento Rural, Assistência Social, Emater e Comitê Gestor a entrega e alimentos do Compra Direta para dezenas de famílias carentes do município.
O Compra Direta Local da Agricultura Familiar é uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É executado pelo Governo do Estado, através da Emater – PI, em parceria com as prefeituras municipais. Promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, e possibilita a inclusão sócio – produtiva no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar no Piauí.
 A instituição oferece assistência técnica a pequenos produtores, num processo de educação continuada, aprimorando a qualidade dos produtos comercializados.O Governo do Estado, com apoio financeiro do Governo Federal, adquire pelo preço de mercado os produtos dos agricultores familiares. São comprados itens como frutas e hortaliças, derivados do leite, carnes e produtos beneficiados (bolos, doces, biscoitos, etc). Os alimentos são repassados para creches, escolas e hospitais públicos, associações de idosos e outras instituições de assistência social. Cada agricultor pode vender o equivalente a R$ 5.500,00/ano.
 
Para o agricultor familiar, o Compra Direta traz vários benefícios como a redução do êxodo rural; oportunidades de trabalho,  renda,  organização da produção através de políticas de associativismo e cooperativismo; a melhoria no poder aquisitivo da população que vive no campo;e agregação de valor aos produtos agrícolas. Para a população assistida. O programa oferece acesso à alimentação, qualidade da merenda escolar, atendendo às exigências nutricionais estabelecidas pela clientela; redução da evasão escolar  e elevação do nível nutricional de crianças e idosos  participantes dos programas governamentais.

Por meio da aquisição dos beneficiários  (agricultores familiares) a distribuição de alimentos às unidades recebedoras e aos beneficiários consumidores (pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional), o Programa de Aquisição de Alimento – PAA contribui para o alcance do Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA.
 
 
A PAA auxilia na estruturação da capacidade de produção da agricultura familiar e colabora com o acesso à alimentação adequada e saudável as pessoas em situação de inseguranças nutricional. E é por meio desse programa que a Prefeitura Municipal de Simões tem efetivado com grande responsabilidade essa política pública de grande relevância para o município.

Simões Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário