Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 4 de abril de 2017

CRM constata irregularidades no hospital José Cândido Ferraz

CRM constata irregularidades no hospital de São Raimundo Nonato

A estrutura física do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina) foi alvo de uma vistoria do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM) que constatou infiltrações, falta de laboratórios e de equipamentos. A visita foi feita neste fim de semana.
A equipe flagrou várias goteiras em enfermarias e outras dependências do hospital, onde os pacientes tiveram que desocupar leitos molhados. Outra situação encontrada é a falta de alguns medicamentos essenciais, falta de laboratório disponível, que seria essencial para as equipes médicas atenderem com eficiência os pacientes graves, sem a necessidade de ter que utilizar a Central de Regulação para efetivar transferências para Teresina. Além da falta de lençóis nas macas e de equipamentos para estabilizar pacientes graves, como bomba de infusão contínua, utilizada para medicação intravenosa.
Segundo o CRM, o hospital que foi fundado em 1970 nunca passou por reforma e atende vários municípios do Piauí e da Bahia. O diretor geral da unidade, Rogério Araújo de Castro, informou que ainda para este ano está prevista a reforma das instalações físicas, com recursos do Governo do Estado.

“Solicitaremos uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, no sentido de que sejam tomadas as devidas providências quanto aos problemas encontrados lá, os quais serão descritos em relatório técnico”, destaca a presidente do CRM-PI, Mírian Palha Dias Parente.
A equipe também fiscalizou a escala médica e achou satisfatória com uma média de cinco a seis médicos plantonistas e dois na escala noturna, sendo um clínico geral e um obstetra. No entanto, o hospital sofre, algumas vezes, com a falta de anestesistas e de pediatras.

O hospital também conta com a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – a UPA, que tem menos de três meses de inaugurada pelo Governo do Estado. Outro suporte importante para a saúde da região de São Raimundo Nonato será o Centro de Parto Normal (CPN), que passará a funcionar em breve, faltando apenas a instalação de equipamentos.

A presidente do CRM-PI e outros conselheiros e técnicos visitaram tanto a UPA, quanto o CPN e ficaram satisfeitos com a estrutura. “De todas essas unidades que já visitamos em várias regiões do Piauí, essa realmente é que encontramos melhor estrutura, sabemos que foi inaugurada recentemente e esperamos que a mesma seja mantida”, explicou.
Os médicos que trabalham em São Raimundo Nonato participaram de uma Ouvidoria, na sede da UPA 24 Horas, com conselheiros e a assessoria jurídica do CRM-PI, os quais deram sugestões, explanaram as condições de dificuldade em que são obrigados a trabalhar, sem estrutura e sem condições de atender pacientes de média e alta complexidade e solicitaram apoio do CRM-PI, pois o trabalho médico é executado sob tensão e insegurança.

A presidente do CRM-PI propôs a participação dessa pauta os médicos da região para a próxima reunião do Fórum Interestadual Permanente de Saúde, com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça e outras instituições, que são membros efetivo do mesmo, para buscarem uma solução a curto e longo prazo. Até ameaças os médicos enfrentam no dia a dia do ofício, por não terem as condições necessárias para o pleno atendimento à população.



Da redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário