Goverdo do Estado do Piauí

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Secretaria Municipal de Educação do município de Marcolândia-Piauí recebe equipe do CECANE/UFPI para discutir sobre alimentação escolar e agricultura familiar


Buscando manter a qualidade da merenda e aprimorar ainda mais os conhecimentos dos profissionais da educação, a Prefeitura Municipal de Marcolândia, que tem como Prefeito o Sr. Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” por meio da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Secretária de Educação, Armandina Vieira de Araújo, recebeu nos dias 11,12 e 13 de Novembro o projeto de monitoramento e assessoria do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Na manhã da última terça-feira (12/11), uma equipe do CECANE/UFPI, formada pela Engenheira Agrônomo- Jéssica Lustosa e a Nutricionista- Elaine Carvalho foram recebidas no município de Marcolândia pela Secretaria Municipal de Educação, onde na ocasião foi realizada uma reunião com agricultores familiares para conhecerem quem são eles e o que estão fornecendo para a merenda escolar do município. E na tarde desta quarta-feira (13/11), a equipe do CECANE- Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar/Universidade Federal do Piauí, finalizaram suas atividades no município com um encontro de formação sobre o PNAE.

Durante o cronograma, as agentes do CECANE/UFPI visitaram quatro unidades escolares da rede municipal de ensino da zona urbana: Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa, Unidade Escolar Novo Milênio e Creche Mãe Preta, e duas unidades escolares da rede municipal de ensino da zona rural:  Unidade Escolar Cícero Mundinho e Unidade Escolar Raimundo Mariano.
A Secretária Adjunta de Educação, Núbia Costa comemorou a aprovação das agentes. “Ficamos muito felizes em saber que as agentes de monitoramento do CECANE visitaram nossas escolas, provaram das nossas merendas e acenaram positivamente com a merenda escolar da nossa cidade”, frisou Núbia Costa.

Segundo Núbia Costa, a iniciativa é necessária para melhorar sempre a administração nutricional dos alunos. “Nos preocupamos em sempre oferecer uma alimentação de qualidade para as crianças da nossa rede e esse projeto visa monitorar todos os processos que envolvem essa etapa tão importante na vida do estudante. Estamos buscando melhorar a cada dia a qualidade daquilo que oferecemos, observar nossas potencialidades”, afirmou Núbia Costa


A engenheira agrônomo, Jéssica Lustosa, que também é uma das monitoras do (CECANE/UFPI), falou da importância de entender a demanda de cada município. “É essencial esse momento de conhecimento dentro da região não apenas para monitorarmos como está sendo oferecida a alimentação nas escolas, mas para uma autoavaliação da própria gestão em colaborar com a melhoria do que chega ao prato dos alunos, e o município de Marcolândia foi escolhido como município positivo, e viemos monitorar e vimos que de fato o município é positivo, pois a lei prevê que 30% da merenda escolar sejam compradas aos agricultores rurais da agricultura familiar, e o município de Marcolândia compra além do mínimo o que é ponto positivo porque assim o município está dando um incentivo a agricultura familiar local e é uma forma de diversificar a merenda escolar dos alunos. Outro ponto positivo é que o município de Marcolândia compra esses produtos desde o ano de 2013” relatou Jéssica Lustosa.

O encontro que finalizou as atividades aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e foi realizada pela equipe do CECANE-UFPI em parceria com o FNDE, PNAE, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
 Segundo a Nutricionista Drª Julianny Diniz,“Estas capacitações são importantes, pois podemos ampliar nossa visão no âmbito da merenda escolar. Destacamos pontos da alimentação escolar, do andamento do controle/qualidade e outras questões. Estamos trabalhando para continuar oferecendo o melhor, a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar desenvolvida na região é de suma importância, pois além de garantir que as escolas recebam um alimento mais saudável, tornando o cardápio da merenda escolar mais rico e diversificado, contribui com as famílias produtoras”, destacou Julianny Diniz.
Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário