Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

domingo, 17 de maio de 2020

Campanha de Combate a Violência Sexual contra crianças e adolescentes em Marcolândia-Piauí terá ações preventivas virtuais.

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Esse ano, mais uma vez em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, o Conselho Tutelar de Marcolândia, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),  Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA) vêm ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores nessa ação. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19) reformulamos nossas ações. As ações estão sendo reestruturadas para uma promoção exclusivamente online, considerando que não vamos incentivar as atividades de abordagem direta, eventos de conscientização, palestras entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas. É importante que possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Entendemos ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas/es na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet. Além disso temos uma importante reflexão conjunta: “Como fazer com que os caminhos da denúncia cheguem nas crianças em isolamento, especialmente aquelas que não possuem acesso às novas tecnologias?”.

A campanha tem caráter preventivo durante todo ano no sentido de proteger nossas crianças e adolescentes contra todo tipo de violência. É importante lembrar que a data de 18 de maio não foi escolhida aleatoriamente, ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, no Espirito Santo foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.
“Queríamos está fazendo um trabalho diferente, no entanto toda via, o que estamos passando não nos permite, com essa pandemia e o isolamento social, a nossa campanha do 18 de maio, será, e está sendo, totalmente virtual, pois não poderíamos como órgão do Conselho Tutelar de Marcolândia, deixar de passar essa mensagem dita seja entendida”, essas são as palavras dos conselheiros tutelar, Karine Meirele, Bolívar, Andresa, Salete e Alcione.


Fonte: Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário